Sobre

O ECOA é uma iniciativa multidisciplinar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que atua de forma articulada com as demais instâncias universitárias na harmonização de atividades de pesquisa, ensino, extensão e projetos, com especial olhar para novas abordagens, metodologias e meios para promoção da inovação aberta e fortalecimento de um ecossistema de cocriação próspero para a Universidade e seus parceiros. 

O propósito do ECOA é transformar a vida de pessoas e a realidade de empresas a partir do conhecimento

Seu início foi marcado por um ciclo intenso de oito horas de palestras dinâmicas e objetivas, de cerca de 15 minutos cada, transmitidas em suas redes sociais, ao final de 2017. Esta primeira ação bem-sucedida pautou seu desafio: transpor os muros acadêmicos para aumentar a colaboração entre empresas, instituições e universidades, gerando conteúdos relevantes, tanto para profissionais do mercado, como para jovens que buscam oportunidades. 

Essa vertical de educação cresce a cada dia, experimentando novos formatos digitais e abordagens presenciais. São centenas de conteúdos sobre temas relacionados à tecnologia e à realidade dos negócios no Brasil e no mundo ecoando digitalmente pela Internet. Tais ações educacionais fortalecem a reputação inovadora de empresas e profissionais de referência que acreditam nesse movimento, conectando-os a talentos, oportunidades e novos conhecimentos.

Em 2019, os Programas de Inovação Tecnológica (PITs), com foco em desenvolvimento experimental e formação de talentos, que eram coordenados pelo Laboratório de Engenharia de Software, na figura dos mesmos coordenadores do ECOA, passaram a integrar também o portfólio de atividades desta unidade em sua vertical de experimentação, dado seu alinhamento de propósito e sua característica aberta, inovadora e multidisciplinar. 

Por último, cabe comentar que a cada dia buscamos maior integração na execução de projetos com outras unidades universitárias, o que descrevemos na vertical projetos

Siga o ECOA nas redes sociais: