Apple Developer Academy | PUC-Rio

O  Apple Developer Academy é um programa de formação e cocriação multidisciplinar cujo objetivo é inovar o aprendizado e desenvolver profissionais do século 21 a partir da aplicação de tecnologias para o desenvolvimento de novas técnicas, ferramentas, processos e serviços. 

O programa teve início em 2014 e hoje se encontra em sua quinta edição. O programa tem duração de 2 anos e é organizado em ciclos, cada ciclo possui uma inspiração distinta, que é o foco da investigação e a proposta de solução dos grupos multidisciplinares. Ao final de cada ciclo, os grupos apresentam as soluções propostas a profissionais de diferentes áreas do mercado. 

A metodologia usada no processo de aprendizagem é o CBL – Challenge Based Learning

App Review

Na conclusão de cada ciclo é realizado o App Review. No App Review, os grupos apresentam as soluções propostas, incluindo uma versão funcional do software desenvolvido.

Foram propostas 13 soluções neste ciclo baseadas na inspiração “Adote um app”. Cada time adota um projeto realizado em ciclos anteriores, de uma lista de projetos possíveis, para sua revisão e/ou evolução.

Veja a seguir as informações e apresentações das soluções e assista os vídeo de apresentação de cada proposta. Contamos com seu feedback!

Academy Toolbox

Academy Toolbox é um app que combina um conjunto de ferramentasúteis que melhora a experiência do Apple Developer Academy paraestudantes e mentores. O controle de presença dos estudantes e o agendamento de mentorias individuais são as primeiras ferramentas disponíveis. As presenças podem ser registradas de duas maneiras. Uma delas é permitindo que o app tenha acesso a localização para checar se o estudante está no laboratório. A outra é mostrando um código QR pessoal para um iPad responsável por registrar essas entradas e saídas. Nas TVs, o painel de presença mostra nossos rostos e atualizações em tempo real com as nossas presenças.As sessões de mentoria individual permitem que estudantes solicitem mentorias de uma maneira mais eficiente. A interface mostra apenas os horários disponíveis, considerando dias de trabalho e as sessões aceitas previamente. Os mentores são notificados quando recebem uma solicitação. Os estudantes são notificados quando sua solicitação foi aceita ou recusada. Ambos podem cancelar sessões a qualquer momento.

Time 5

Grupo

Victor MartinsCiência da ComputaçãoPUC-Rio11º Per.
Erick OliveiraDesign de ProdutoPUC-Rio9º Per.
João Pedro MaiaCiência da ComputaçãoPUC-Rio4º Per.

Bookday

O BookDay foi criado para ajudar os jovens leitores a construir hábitos de leitura. Nosso objetivo desde o início foi desenvolver um aplicativo para os leitores que desejam inserir mais literatura em seu dia-a-dia, mas sofrem com a falta de organização. A BookDay oferece monitoramento do progresso de leitura, notificações por horário, notas personalizadas, estantes e um vasto número de títulos.

Time 1

Grupo

Vivian BacelarAdministraçãoPUC-Rio6º Per.
Isabella GomesEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio5º Per.
Sofia PaternòDesign Comunicação VisualPUC-Rio11º Per.

Material de Apoio: PDF

 

CathArt

O CathArt é um aplicativo que busca ajudar a estimular as crianças a expressarem suas emoções por meio de desenhos. Funciona como um diário: primeiro as crianças selecionam a emoção que estão sentindo naquele dia e depois são solicitadas a desenhar uma personificação dessa emoção. Baixe agora e experimente o maravilhoso mundo do CathArt!

Time 10

Grupo

Eduardo AndradeDesignUnicarioca4º Per.
João VidalDesign de Mídias DigitaisPUC-Rio7º Per.
Sofia HerschmannDesignUERJ7º Per.

Material de Apoio: PDF, Keynote

Chega Aqui

Conectar mulheres que estiverem em perigo sozinhas. App que permite que uma mulher que esteja em perigo solicite outras mulheres à encontrarem ela e a acompanharem durante seu trajeto.

Time 11

Grupo

Flora NolascoDesignPUC-Rio10º Per.
Ana BrancoEconomiaENCE5º Per.
Gabriel RamosComunicação SocialEstácio9º Per.

Material de Apoio: Log CBLKeynote

GeoMinder

No Geominder é possível criar lembretes geolocalizados (vinculados à um determinado local), e receber notificações assim que passar pelos locais desejados. 

Time 9

Grupo

Joana LopesPsicologiaPUC-Rio11º Per.
Maria EduardaComunicação SocialPUC-Rio9º Per.
Alexandre BomfimCiência da ComputaçãoPUC-Rio8º Per.

Material de Apoio: Keynote 

Olimpo

Olimpo é um app que contém diferentes desafios em esportes diferentes, com foco em desenvolver suas habilidades e se divertir!

Procuramos aproximar os jovens às atividades físicas e potencializar a socialização proveniente da sua prática. Oferecer desafios de futebol com elementos gamificados por meio da visão computacional.

Time 3

Grupo

Alexandre AndradeCiência da ComputaçãoPUC-Rio7º Per.
Felipe GameleiraEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio7º Per.
Pedro Peçanha
Ciência da ComputaçãoPUC-Rio5º Per.
Erick Nurmberger
DesignPUC-Rio9º Per.

Material de Apoio: Keynote

 

Prove It

Prove It é um party game que simula um tribunal com situações inusitadas. O Número mínimo de participantes é de 3 jogadores, divididos nas posições de Juiz, Equipe Azul e Equipe Vermelha. Assim, no primeiro momento, os participantes deverão definir quem será o Juiz, tendo em vista que esse terá o App em mãos durante todo o jogo. Consecutivamente o mesmo deverá escrever o nome dos demais participantes no início da oartida. Dessa forma, os participantes serão divididos nas duas equipes a partir de um sorteio.

Time 13

Grupo EVICTHEUS

Gabriel GoulartDesignPUC-Rio10º Per.
Lara PereiraPsicologiaPUC-Rio5º Per.
Thalita RangelEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio6º Per.

Material de Apoio: Keynote

Link Appstore 

Skibi

O Skibi é um app pensado para facilitar a organização de conteúdo online. Muitas ferramentas permitem o salvamento de links, mas a maior parte tem poucas features, se não nenhuma, voltadas para a organização desse conteúdo. Como resultado, o conteúdo se acumula e muito do que foi salvo se torna uma agulha em um palheiro. É aqui que entra o Skibi, que não apenas permite o salvamento de conteúdo, mas também garante a organização dos mesmos.

Time 4

Grupo Manuchy

Aléxya ReisDesignPUC-Rio7º Per.
Eduardo CaroliEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio5º Per.
Victor LetichevskyEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio6 º Per.

Material de Apoio: Roteiro, Keynote,  Appstore

SoundMap

Com o SoundMap, você poderá escolher entre se conectar com o Apple Music ou Spotify e em seguida adicionar todas as músicas que foram importantes para a sua viagem na localização em que estava ouvindo cada uma.

Use a sua localização para criar as playlists nos lugares que mais te marcaram.

Com o propósito de utilizar a sua localização em tempo real para criar playlists que se relacionam com seus momentos mais especiais, sejam eles na sua própria cidade ou não.

Time 7

Grupo

Clara ThaísSistemas de InformaçãoUNIRIO6º Per.
Amanda MeloEngenharia de ProduçãoPUC-Rio9º Per.
Pedro HenriqueDesignPUC-Rio7º Per.

Material de Apoio: Resumo PDF, Keynote

 

SunSafe

SunSafe é um aplicativo gratuito para pessoas que desejam cultivar o hábito de passar protetor solar regularmente e se proteger dos raios solares. Agora é possível escolher horários em que deseja ser lembrado de passar protetor e criar uma meta diária para se desafiar a manter o hábito. Além disso é possível registrar a quantidade de vezes que conseguiu cumprir essa meta.

Cuide da sua pele com SunSafe, para o verão e para vida.

Time 2

Grupo

Andreza PaivaAdministraçãoPUC-Rio7º Per.
Florence AndradeDesignUFRJ7º Per.
Leila MassetDesignPUC-Rio7º Per.

Material de Apoio: Keynote

TargetTarget

Ajudar no desenvolvimento da visão espacial dos alunos de desenho geométrico.

Time 8

Grupo

Stella MaranhãoEngenharia Controle e Aut.PUC-Rio5º Per.
Roberta PinheiroEstudos de MídiaPUC-Rio5º Per.
Guilherme GomesEngenharia da ComputaçãoPUC-Rio7º Per.

Material de Apoio: Log CBL, Keynote

Unspotted

Unspotted é uma plataforma criada para artistasurbanos que buscam promover seu trabalho,através de novas tecnologias que aproximammais o artista com seu público, com o objetivo deregistrar e aprimorar a experiência e o consumodessas manifestações

Time 12

Grupo

João Nunez Design PUC-Rio 9º Per.
Nicholas Berenger Comunicação Social PUC-Rio 4º Per.
Pedro Haddad Design PUC-Rio 9º Per.

Material de Apoio: Resumo PDF, Keynote,

Comentários sobre o projeto? Sobre a página? Algum link quebrado?

Por favor contacte-nos.