Agenda de Lives

Disrupção é o novo normal na dinâmica das organizações, da sociedade e do mundo moderno como um todo nos dias atuais.
Neste novo ambiente, mais complexo , os modelos lineares, tradicionais e principalmente hierárquico apresentam sua fragilidade.
É necessário novos paradigmas, baseados em redes colaborativas e sistemas adaptativos dinamicos para buscar a Antifragilidade das organizações.

https://puc-rio.zoom.us/j/99080399467?pwd=OVdsMHMzNXVscG1tMTJNSEZWWU82QT09

ID da reunião: 990 8039 9467
Senha: 494605

A palestra acontece dia 23/6 às 19h

O futuro singular

Nessa última palestra, Marcelo Pereira fala sobre o conceito de singularidade tecnológica. O que devemos esperar do futuro da tecnologia: desafios técnicos, éticos e sociais.

24/6 às 19h

https://puc-rio.zoom.us/j/97441812523?pwd=QmcxL3FoanhGbVdUM0M1RDlRbDF4UT09

ID da reunião: 974 4181 2523
Senha: 794822

O objetivo é apresentar os principais aspectos que envolvem esse ambiente, comum aqueles que estão desenvolvendo ou participando de um novo negócio, produto ou serviço onde a transformação digital se faz presente. Abordaremos os tipos de fomento, reembolsáveis e não reembolsáveis, onde encontrá-los, como se preparar para um PN com esta finalidade, qual o olhar dos analistas, etc… Faremos uma abordagem ampla, inclusive de oportunidades de recursos, financeiros e não financeiros, no Brasil e no exterior, exemplos práticos de histórias reais. Ao final esperamos que os participantes abram suas mentes e tenham uma atitude mais positiva frente aos seus desafios tecnológicos, onde muitas vezes não vão à frente por desconhecerem esse universo.

Marcos é bacharel em Engenharia Mecânica (UFRJ), especializado em Empreendedorismo pela UNCTAD/SEBRAE e pela BABSON College e mestrando em Finanças na Universidade de Paris – Escola de Negócio SORBONNE. É sócio-diretor da M11 Consultoria e Corretora de Seguros, tem sólida experiência em projetos de captação de recursos de fomento e com investidores em projetos de P,D&I, é professor no MBA Executivo no IBMEC em
disciplinas de Liderança, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Inovação, Planos e Modelos de
Negócios, e é instrutor líder no SEBRAE para o Seminário EMPRETEC/UNCTAD/ONU.

Sua palestra acontece dia 29/6 às 19h.

https://puc-rio.zoom.us/j/96982634529?pwd=ZkIwczhvenQ0d2k1TXIrcXI1czlSZz09

ID da reunião: 969 8263 4529
Senha: 300646

Ao longo da palestra e utilizando um estudo de caso baseado no segmento de seguros, Renato Jesus irá avaliar os diversos fatores que motivam a digitalização dos processos da cadeia de valor, identificaremos oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais, apresentaremos alguns modelos de priorização de projetos de inovação e gestão de portfólio e realizaremos uma análise alternativa baseada na utilização dos modelos de IaaS (Insurance as a Service).

A palestra acontece dia 1/7 às 19h

https://puc-rio.zoom.us/j/98595811532?pwd=bm1xQ2pPVnBLeDMyckVWclh5UUUzQT09

ID da reunião: 985 9581 1532
Senha: 509234

Ouvimos muito falar do blockchain no direito, mas e como o blockchain se relaciona na indústria criativa? Esse é o tema dessa palestra de Thamilla Talarico .

Advogada e Mestre em Filosofia da Linguagem advoga e é Coordenadora de Tecnologia e Privacidade em BSBC Advogados. Também é Diretora de Parcerias Estratégicas com o Setor Privado no INPD – Instituto Nacional de Proteção de Dados, como Rio de Janeiro KnowledgeNet Chapter Chair da IAPP – International Association of Privacy Professionals e como membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/RJ – Ordem dos Advogados do Brasil. Também é especialista em Inovações e Aplicações Empresariais de Blockchain pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, Colunista Expert de Blockchain na Cointelegraph Brasil e Embaixadora do ElasInTech.

A palestra acontece dia 28/5 às 19h.

Entrar na reunião Zoom

https://puc-rio.zoom.us/j/92018959100?pwd=cktRZDVrZ1Q4TzRmZy9HZkQwZVF0dz09

ID da reunião: 920 1895 9100

Senha: 877531

Há alguns meses atrás, fomos surpreendidos com a notícia de que o computador quântico da Google teria alcançado a chamada “supremacia quântica”, isto é, a capacidade de solucionar tarefas complexas em tempos muito mais curtos que algoritmos clássicos. Mas, afinal, do que um computador quântico é capaz, e como ele funciona? Nesta palestra,Guilherme Temporão apresenta um breve panorama da computação quântica nos dias de hoje, suas potenciais aplicações e uma apresentação dos fenômenos físicos nos quais ele é baseado – a superposição quântica e o emaranhamento quântico.
A palestra acontece dia 13/7 às 19h.
https://puc-rio.zoom.us/j/93767967083?pwd=VGVtVlZxSjVxSE5oY0UwMjBNdFBSdz09
ID da reunião: 937 6796 7083
Senha: 473506
Cada dia mais nossa sociedade produz e consome dados em grandes quantidades. Nesse contexto, a visualização de dados surge como ferramenta para compreender, interpretar e analisar melhor esse grande volume de informações. Seu estudo é fundamental para que se possa olhar criticamente e entender as informações que nos cercam. Como extrair conhecimento a partir desses dados? De quais formas podemos visualizar informações?
Focado na interseção entre tecnologia e design, Luiz Ludwig trabalha com design de interação e visualização de dados. Realizou projetos para o Museu do Amanhã, Oi, CCBB, IMPA, entre outras instituições. É co-idealizador da exposição ‘Existência Numérica’ que esteve em exibição no Oi Futuro em 2018 e co-autor do livro homônimo sobre visualização de dados. Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland Institute College of Art (Estados Unidos), Luiz atualmente leciona como professor na PUC-Rio no curso de Design.
A palestra acontece dia 16/07 às 19h

https://puc-rio.zoom.us/j/91074452593?pwd=eHRHREFiMzduc1dMdVFrU25wRzJEdz09

ID da reunião: 910 7445 2593
Senha: 359156
Aguarde – Vamos anunciar em breve

Palestras já realizadas

Palestrante: Solange Riva, doutora e mestre em antropologia pela Universidade Federal Fluminense com pos-doutorado na EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris), Solange tem mais de 15 anos de experiência na área de marketing e pesquisa em empresas de grande porte como Coca-Cola, Nabisco e Gillette. Também é pesquisadora independente e professora da faculdade de design de moda do Senai Cetiqt

Palestra: A palestra está organizada em quatro eixos:
1. Pandemias e mudanças sociais: grandes crises provocadas por pandemias e suas consequências para as sociedades. Perspectiva histórica sobre como a humanidade enfrentou e se reorganizou em momentos de pandemias.
2. Espaço doméstico, espaço público e consumo: algumas reflexões sobre consumo em tempos de quarentena, quando o espaço doméstico se torna o ambiente de predominância das interações sociais.
3. Pandemia e tecnologia: a ciência e o momento social atual, a tecnologia e as interações sociais. Os desafios da tecnologia e da ciência que ficaram evidentes em momento de pandemia.
4. Reflexões sobre o mundo pós-pandemia: um rápido levantamento sobre os debates e percepções de alguns pensadores contemporâneos.

Essa palestra com Hugo Fuks terá uma dinâmica diferente. Ele já gravou sua apresentação e no dia 7/5, às 19h, encontrará vocês em uma live para debater sobre o tema. Assistam ao vídeo e anotem questões que queiram compartilhar com ele e a turma para tornar esse encontro mais rico.
Alternar conteúdo