Os eventos do ECOA PUCRIO têm como objetivo explorar diferentes perspectivas de tema de interesse, a partir de palestras objetivas e dinâmicas, de 15 minutos. Na média, são 25 palestras por dia de evento. O público presente vive uma experiência intensa e imersiva. Os conteúdos audiovisuais de cada apresentação, com alta qualidade e acabamento, são transmitidos ao vivo e publicados para serem assistidos sob demanda no canal www.youtube.com/ecoapucrio, ecoando assim pela Internet para uma audiência muito maior que a capacidade física dos auditórios onde o evento é realizado.

Cultura Digital

Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro
16 e 17 de setembro de 2019

A Cultura Digital na visão de Líderes de Tecnologia da Informação e Comunicação (CIO), Inovação e Transformação Digital foi o tema da 10a. edição do ECOA PUCRIO, realizada no auditório do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, durante a Rio Info 2019, maior evento de tecnologia do Estado. Assista ao evento abaixo ou saiba mais informações.

Blockchain e a Transformação Digital

Auditório do CENPES/Petrobras
18 de abril de 2019

A proposta do evento foi construir um panorama diverso, com visões e experiências complementares, mostrando o que vem acontecendo no ecossistema de Blockchain e como tudo isso contribui para a jornada de Transformação Digital de grandes empresas. O evento foi realizado no Auditório do Centro de Convenções do CENPES, Centro de Pesquisa da Petrobras, com apoio da empresa e do BNDES. Assista ao evento abaixo ou saiba mais informações.

China

Auditório RDC da PUC-Rio
26 e 27 de março de 2019

A China possui mais de 1.3 bilhão de habitantes – cerca de 20% da população mundial. Apenas Baidu, Tencent, Alibaba e Xiaomi (BATX) já valem mais de US$ 1 trilhão e lançaram mais de 1000 negócios em mais de 20 setores nos últimos 10 anos. O governo Chinês atua de maneira agressiva e estratégica para posicionar a China na liderança mundial em tecnologia de ponta até 2030. Empreendedores têm uma cultura e hábito de dedicação total e ultra foco. País com mais unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais), apenas atrás dos EUA. O mundo percebeu que a China é um super poder de inovação. A proposta deste eventorealizado com patrocínio do banco BOCOM BBM, foi realizar uma verdadeira viagem à China, apresentando o presente e o futuro da relação comercial entre Brasil e China, assim como aspectos culturais, sociais, tecnológicos e de inovação fundamentais para prosperidade destas relações. Assista ao evento abaixo ou saiba mais informações

Influenciadores Digitais

Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro
25 de setembro de 2018 (Tarde)

Os micro influenciadores digitais são pessoas que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo que engaja seu público específico, que além de acompanhar essas publicações, muitas vezes compartilham com outras pessoas e também comentam e curtem. Nessa edição, realizada durante a Rio Info 2019, maior evento de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, buscamos experimentar novos formatos dentro do evento, como uma palestra com maior duração, painel de debate e uso de recursos de interação com o público. Assista ao evento abaixo. 

Legal Tech

Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro
25 de setembro de 2018 (Manhã)

O termo Legal Tech é uma forma prática de chamar empresas que oferecem soluções tecnológicas para assegurar a otimização de processos advocatícios, ou seja, que têm como foco analisar e identificar pontos de melhoria no setor jurídico e nas atividades diárias dos advogados, com o objetivo de oferecer uma rotina mais eficiente. Nessa ediçãorealizada durante a Rio Info 2019, maior evento de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, buscamos trazer um panorama sobre a oportunidade de tornar essas áreas mais eficientes, de forma a provocar essas startups. Assista ao evento abaixo. 

Internet das Coisas

Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro
24 de setembro de 2018 (Tarde)

Essa rede de objetos físicos dedicados (coisas) que contêm tecnologia embarcada para sentir e interagir com seu estado interno e com o ambiente externo, conhecida como Internet das Coisas, é um ecossistema que inclui coisas, comunicações, aplicações e análise de dados. A explosão de objetos conectados e os gigantescos volume de dados que estão sendo gerados aumentam a cada dia a importância deste tema. A proposta deste evento foi explorar esse tema sobre diferentes perspectivas. Assista ao evento abaixo.

Agenda Digital

Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro
24 de setembro de 2018 (Manhã)

A Agenda Digital do Estado do Rio de Janeiro teve como objetivo apoiar a consolidação da visão estratégica do Estado em se tornar referência no uso de tecnologia da informação e comunicação na gestão governamental, na prestação de serviços públicos de qualidade e no fomento ao desenvolvimento socioeconômico, aproveitando, assim, as oportunidades da transformação digital. A elaboração desta agenda foi um projeto apoiado pela FAPERJ. Nesse evento, diferentes perspectivas desta agenda foram exploradas. Assista ao evento abaixo. 

Inovação

Auditório RDC da PUC-Rio
8 de maio de 2018

Inovar é um desafio para grandes empresas, startups, governos, universidades e também para você! Mostrar como diferentes atores deste ecossistema estão encarando esse desafio foi o objetivo deste evento, que teve o apoio do IRB Brasil RE e da Mongeral Aegon. Assista ao evento abaixo ou sabia mais informações. 

Ciência de Dados

Auditório RDC da PUC-Rio
7 de maio de 2018

Demonstrar como a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial estão entregando valor para as empresas e para a sociedade em geral a partir de dados foi o objetivo deste evento, que teve apoio da Globo e marcou o lançamento do GloboLab Dados. Assista ao evento abaixo ou sabia mais informações. 

Blockchain

Auditório RDC da PUC-Rio
6 de dezembro de 2017

Bill Gates disse que ninguém consegue parar o Bitcoin. Muitos acreditam que o Blockchain, a tecnologia por trás desta criptomoeda, é a grande revolução desde a Internet. Previsões do Fórum Econômico Mundial apontam que em uma década teremos 10% do PIB global armazenado em Blockchain. Infelizmente, ainda temos pouquíssimas pessoas no Brasil que realmente entendem essa tecnologia. Era imperativo que nossos talentos, profissionais e líderes comecem a pensar o futuro entendendo essa tecnologia. Esse foi o objetivo deste evento, realizado com apoio da TIM Brasil. Assista ao evento abaixo ou sabia mais informações.