Mensagem Inicial

Seja bem vindo ao Insurtech! Agradecemos sua participação como padrinho ou madrinha no programa.

O padrinho/madrinha tem como missão enriquecer os conhecimentos dos grupos com sua experiência, facilitar o acesso a fontes de informação relevantes através de sua rede de contatos e ser, na prática, alguém que desenvolve uma relação de apoio com o grupo, acompanhando-o durante sua jornada em busca de inovação.

Para que o grupo alcance sucesso nesta jornada, é fundamental uma postura colaborativa do padrinho/madrinha. Este caminho pode apresentar incertezas e esperamos que você os motive e compartilhe com eles seu conhecimento e experiência na MAG/IRB e na área de seguros e resseguros. Troca de mensagens e reuniões remotas com padrinhos e madrinhas são os modelos de interações propostos, que consumirão algum tempo, mas esperamos que não muito.

Sobre o programa

O Insurtech é um Programa de Inovação Tecnológica promovido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para fomentar a experimentação, desafiando jovens a co-criarem soluções para a transformação do setor de seguro e resseguro. Participam do programa entre 24 e 27 jovens estudantes de diversos cursos e universidades do Brasil e entre 8 e 16 colaboradores da MAG e do IRB, que trabalham em times multidisciplinares para o desenvolvimento de suas soluções utilizando como metodologia o Challenge Based Learning (CBL).

Além dos estudantes e colaboradores, estão envolvidos no desenvolvimento do programa:

  • equipe de coordenação e mentores da PUC-Rio,
  • equipe de coordenação da MAG e do IRB, padrinhos e madrinhas e profissionais especialistas nos temas abordados.

1o Ciclo da edição de 2022

Cada edição do programa é organizada em ciclos de aprendizagem com aproximadamente 3 meses de duração cada. A cada ciclo, um colaborador indicado pela MAG ou pelo IRB apadrinha um grupo multidisciplinar formado por 4 a 5 participantes. São 8 grupos e 8 padrinhos!

Em cada ciclo é definido pela MAG e pelo IRB um tema para o desenvolvimento do trabalho dos grupos, que chamamos de Big Idea. Neste 1º ciclo, o tema escolhido é “ESG“.

O arquivo a seguir contém mais informações sobre a Big Idea do ciclo:

Pitch e Demo Day

A cada ciclo, realizamos apresentações das soluções propostas para uma banca composta por profissionais da MAG e do IRB em dois momentos: 

  • Pitch Day – o Pitch Day acontece no meio do ciclo e seu objetivo é proporcionar aos times feedback de profissionais da MAG e do IRB para a continuidade do desenvolvimento das soluções propostas.
  • Demo Day – o Demo Day ocorre no final do ciclo, com o objetivo de apresentar à banca da MAG e do IRB as soluções daquele ciclo para avaliação de resultados.