Na obra Raízes do Futuro, arte e tecnologia convergem para provocar conscientização sobre a importância dos espaços verdes urbanos frente às crises climáticas. A instalação apresenta dois grandes mapas do Rio de Janeiro: um retrata a cidade atual e o outro, transformado por Inteligência Artificial, projeta um futuro urbano sustentável. Os visitantes interagem com uma maquete central por meio de realidade aumentada, plantando árvores digitais que influenciam o ambiente virtual, refletido nos mapas.
Tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais ao mundo real criando uma experiência interativa.
Alteração nas temperaturas médias e nas condições climáticas da Terra no longo prazo.
Conheça os autores
Design / UFRJ
Criou a modelagem 3D dos bairros do Méier, Jacarezinho, Cidade de Deus e Engenho de Dentro, utilizadas na realidade aumentada do projeto. Contribuiu com ideias para os meios de imersão e as tecnologias aplicadas na instalação, além de auxiliar na pesquisa e desenvolvimento da narrativa da instalação.
Museologia / UNIRIO
Desenvolveu a realidade aumentada que simula o plantio de árvores em áreas urbanas, abordando as ilhas de calor e a integração de espaços verdes na cidade do Rio. Também ficou responsável pela formulação dos prompts para a criação de imagens geradas por IA e elaborou a apresentação do projeto sustentável de Cipriano Noronha, que serviu de inspiração a instalação.
Dúvidas? Entre em contato!
© Copyright 2023 Instituto ECOA PUC-Rio. Todos os direitos reservados