LOGO INSURTECH COR

Onboading Insurtech

Nesta página você encontra informações e orientações iniciais para sua participação no programa. Leia seu conteúdo com atenção

Mercado de Seguros e Resseguros e Parceiros

Edições, Ciclos, Grupos e Padrinhos

Participantes

Os participantes são alunos de graduação de diferentes universidades e cursos do Brasil e colaboradores indicados pela MAG e pelo IRB. A cada ciclo os participantes são divididos em grupos de quatro ou cinco membros.

Padrinhos / Madrinhas

O padrinho/madrinha tem como missão enriquecer os conhecimentos do grupo com sua experiência, facilitar o acesso a fontes de informação relevantes através de sua rede de contatos e ser, na prática, alguém que desenvolve uma relação de apoio com o grupo, acompanhamento-o durante sua jornada em busca da inovação. 

Mentores

Os mentores são colaboradores da PUC-Rio que possuem diferentes especialidades.

Profissionais da MAG e do IRB

Durante o ciclo a MAG e o IRB trazem diferentes profissionais para fazer acompanhamentos, palestras, reuniões e outras atividades com os participantes do programa.

Principais ferramentas utilizadas

Sobre o CBL

Participam do programa estudantes de cursos, universidades e estados distintos, que trabalham em times multidisciplinares para o desenvolvimento de suas soluções utilizando como metodologia o Challenge Based Learning (CBL). No CBL, os alunos identificam, investigam e resolvem desafios em um contexto de mundo real utilizando tecnologias de forma colaborativa.  As etapas do CBL são:

  1. Envolver (Engage)

Esta fase tem por focos: o engajamento com o tema único proposto no ciclo (Big Idea) e ampliar o conhecimento inicial das equipes sobre este tema. Através de perguntas essenciais, os estudantes passam de um tema para um Desafio concreto. A  Big Idea é  um conceito amplo (tema) que pode ser explorado de diversas formas, a partir do qual é desenvolvido todo o ciclo do CBL, incluindo a definição do Desafio (Challenge) de cada equipe.

2. Investigar (Investigate)

Nesta fase, as equipes aprofundam suas pesquisas e a problematização torna-se mais detalhada e objetiva. O problema é formulado e soluções iniciais são proposta. 

3. Ação (Act)

Na fase de Ação, soluções baseadas nas evidências levantadas pelos estudantes são desenvolvidas, implementadas e avaliadas. Nesta etapa ocorrem o Pitch Day e o Demo Day, onde os grupos apresentam suas propostas para as empresas parceiras, que contribuem com comentários e sugestões que para o desenvolvimento da solução proposta.

Principais Marcos do Ciclo

Semana de Lançamento da Big Idea – A Big Idea é um tema ou inspiração de trabalho dos grupos no ciclo. O lançamento da Big Idea é realizado no início da semana de lançamento, em que são feitas palestras e atividades de imersão ao tema, e detalhado em documento disponibilizado na página do ciclo no Notion.

Acompanhamentos – Momentos em que os grupos conversam com mentores e profissionais da MAG e IRB para ter feedbacks. 

Pitch Day – São três Pitch Days: (1) interno, (2) externo e  (3) para convidados. O Pitch interno (1)  acontece como preparação para o Pitch Day com as empresas, nele os grupos têm feedbacks da coordenação do programa. Após o feedback da coordenação, os participantes terão alguns dias para revisão da apresentação e da solução para apresentar no Pitch Day externo (2). O Pitch Day externo é o momento que os grupos se apresentam e recebem feedbacks dos profissionais da MAG e do IRB. Já no Pitch Day para convidados, as empresas MAG e IRB convidam todos os seus colaboradores para assistir as apresentações das soluções. 

EXEMPLO – PITCH DAY
Solução: VETOR
1º Ciclo / 4ª Edição (2021)
Big Idea: Seguros Inclusivos

Demo Day- Assim como o Pitch day, existem três demo days: interno, externo e para convidados.  Cada demo day é dividido em dois momentos (1) apresentação e (2) sessão interativa. Na apresentação, os times apresentam suas soluções e na sessão interativa apresentam o software implementado. Na tabela “Soluções Insurtech 2018-2021” do Notion você encontrará muitos outros exemplos de apresentações de soluções realizadas nos Demos Days desde a 1ª Edição do programa.

EXEMPLO – DEMO DAY
Solução: LaVie
1º Ciclo / 4ª Edição (2021)
Big Idea: Seguros Inclusivos