Quer tirar sua ideia do papel?
Vem fazer com a gente!

O Startup Summer Camp é uma semana transformadora de workshops, mentorias e muita prática para o desenvolvimento de propostas de produtos digitais inovadores.
E o melhor: 100% gratuito!

Estamos em busca de talentos garra ideias

Por que participar do Startup Summer Camp?

Essa é a sua oportunidade de:

Em apenas uma semana, tirar suas ideias do papel e conceber a proposta de um produto digital inovador

Ter acesso a mentorias em tecnologia, empreendedorismo e design

Ampliar seu networking

Preparar uma apresentação vendedora para investidores

Receber feedback especializado

Receber o Selo de Participação do Startup Summer Camp

Podem participar do concurso times compostos por estudantes do ensino médio, graduação ou pós-graduação, devidamente matriculados em qualquer instituição de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

As inscrições serão feitas por times compostos de, pelo menos, duas pessoas, até o máximo de cinco pessoas.

Tem uma ideia mas não tem um time? Sem problemas!

Entre no nosso grupo de WhatsApp para encontrar outros empreendedores, ideias e formar times.

Tem uma ideia mas não tem um time? Sem problemas!

Entre no nosso grupo de WhatsApp para encontrar outros empreendedores, ideias e formar times.

O desafio engloba 4 etapas:

01.
Inscrição

O candidato se inscreve no programa

02.
Etapa de classificação

As ideias propostas são avaliadas pelo corpo técnico do ECOA

03.
Startup Summer Camp

As ideias selecionadas participam do “Startup Summer Camp”

04.
Pitch Day

Apresentação dos projetos para uma banca especializada

Cronograma

Perguntas frequentes

Sim, o programa é totalmente gratuito.

De 26 de fevereiro a 01 de março de 2024 ocorrerão atividades presenciais com a equipe, de 09:00 às 13:00, na PUC-Rio. Nesses mesmos dias, no período da tarde, das 14:00 às 18:00, as equipes deverão se dedicar ao desenvolvimento de seus projetos em local de sua preferência. Desta forma, é exigindo dos participantes comprometimento total durante essa semana intensiva. Além disso, no dia  04 de fevereiro, de 12:00 às 18:00, na PUC-Rio, ocorrerá um evento de encerramento, onde os resultados das atividades deverão ser apresentados pelas equipes para uma banca. É esperado que todos os participantes estejam presentes e ativos durante os horários estabelecidos para garantir o máximo aproveitamento do Startup Summer Camp.

É essencial que cada equipe interessada em participar tenha entre dois a cinco integrantes, garantindo que pelo menos um dos membros tenha conhecimento e experiência em desenvolvimento de software. Todos os integrantes devem possuir disponibilidade para participar presencialmente do Startup Summer Camp.

É necessário que as inscrições sejam realizadas por uma equipe, e não individualmente. Entendemos que nem todos os interessados possuem um time formado, e para facilitar o processo de formação de equipes, durante o prazo de candidatura, oferecemos um grupo de WhatsApp supervisionado para matchmaking nesse endereço https://chat.whatsapp.com/HPOR9IA5tz66fh2yM5pWiK. Neste grupo, você poderá encontrar outros participantes que também estão à procura de companheiros de equipe e, juntos, poderão unir talentos e ideias para se inscrever.

Qualquer membro da equipe pode submeter uma ideia e a respectiva equipe.

Sim, não há limitações quanto ao número de inscrições submetidas. Cada inscrição propõe uma ideia e uma equipe para desenvolvimento da mesma. No entanto, somente a melhor inscrição avaliada de um participante será selecionada, uma vez que não será admitida a participação em mais de uma equipe simultaneamente no Startup Summer Camp. Note que cada ideia/equipe requer uma inscrição única, através do http://instituto.ecoa.puc-rio.br/startup-summer-camp/.

Sugerimos fortemente que os times sejam formados por membros com habilidades e conhecimentos complementares. A presença de um desenvolvedor no time é bastante recomendável, considerando a importância do desenvolvimento tecnológico de um produto inovador. Além disso, alguém com conhecimentos de design e experiência do usuário (UX) pode ser muito valioso, contribuindo para a criação de soluções que não apenas sejam tecnicamente viáveis, mas também focadas nas necessidades e na usabilidade pelo público-alvo. De igual forma, a presença no time de alguém interessado em empreendedorismo e negócios complementa os pilares design-computação-negócios desejado. No entanto, não existem pré-requisitos, mas o processo seletivo para participação considera tanto o potencial da ideia, quanto do time.

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia.

O Startup Summer Camp é exclusivo para ideias inovadoras que ainda não se tornaram empresas constituídas. O intuito é desenvolver novos projetos ainda em estágio de concepção. O Gênesis, incubadora de empresas da PUC-Rio, oferece programas destinados a empresas constituídas.

As ideias podem ser submetidas de acordo com o Cronograma apresentado até às 23:59 horas do dia 21/01/2024. Note que esses prazos podem ser alterados a exclusivo critério da Comissão Organizadora.

As ideias submetidas serão avaliadas por dois especialistas, seguindo critérios de inovação, viabilidade técnica, potencial de mercado e formação da equipe. Em caso de discrepâncias significativas entre as avaliações, um terceiro especialista atuará como árbitro para assegurar uma decisão justa.

Enfatizamos a criação de produtos e/ou serviços de base digital que sejam genuinamente inovadores e distintos, destacando-se no mercado atual. É essencial que as ideias propostas possuam um claro potencial de desenvolvimento e valorização econômica, além de apresentarem viabilidade para se estabelecerem como um negócio sustentável. Buscamos candidaturas que desafiem o status quo, introduzindo novas soluções que respondam a necessidades reais e que possam trazer impacto positivo e significativo tanto no âmbito social quanto econômico.

As equipes selecionadas poderão participar gratuitamente do programa Startup Summer Camp, onde serão oferecidos inúmeros conhecimentos e insights para desenvolvimento das ideias e amadurecimento dos participantes da equipe. Esses benefícios visam apoiar os projetos em estágio inicial no desenvolvimento, validação e escalabilidade de seus negócios.

Sim, é obrigatório para todos integrantes do time participar das capacitações, palestras e oficinas oferecidas durante o Startup Summer Camp. Essas atividades são partes integrantes do processo de desenvolvimento das ideias e são projetadas para fornecer aos participantes o conhecimento e as habilidades necessárias para refinar seus projetos e prepará-los para a banca final.

Por favor, envie novamente sua inscrição, informando que trata-se de uma retificação.

Entre em contato através do formulário abaixo.

Dúvidas? Entre em contato!

    © Copyright 2023 Instituto ECOA PUC-Rio. Todos os direitos reservados