ideiaglobo_4

Onboarding

Nesta página você encontra informações e orientações iniciais para sua participação no programa. Leia seu conteúdo com atenção

Sobre o programa

Participantes

Os participantes são alunos de graduação de diferentes universidades e cursos do Brasil. A cada ciclo os participantes são divididos em grupos de quatro ou cinco integrantes.

Padrinhos / Madrinhas

O padrinho/madrinha tem como missão enriquecer os conhecimentos do grupo com sua experiência, facilitar o acesso a fontes de informação relevantes através de sua rede de contatos e ser, na prática, alguém que desenvolve uma relação de apoio com o grupo, acompanhamento-o durante sua jornada em busca da inovação. 

Mentores

Os mentores são colaboradores da PUC-Rio que possuem diferentes especialidades, como empreendedorismo, design e computação.

Profissionais da Globo

Durante o ciclo a Globo traz diferentes profissionais para fazer acompanhamentos, palestras, reuniões e outras atividades com os participantes do programa.

Principais ferramentas utilizadas

Sobre o CBL

Participam do programa estudantes de cursos, universidades e estados distintos, que trabalham em times multidisciplinares para o desenvolvimento de suas soluções utilizando como metodologia o Challenge Based Learning (CBL). No CBL, os alunos identificam, investigam e resolvem desafios em um contexto de mundo real utilizando tecnologias de forma colaborativa.  As etapas do CBL são:

  1. Envolver (Engage)

Esta fase tem por focos: o engajamento com o tema único proposto no ciclo (Big Idea) e ampliar o conhecimento inicial das equipes sobre este tema. Através de perguntas essenciais, os estudantes passam de um tema para um Desafio concreto. A  Big Idea é  um conceito amplo (tema) que pode ser explorado de diversas formas, a partir do qual é desenvolvido todo o ciclo do CBL, incluindo a definição do Desafio (Challenge) de cada equipe.

2. Investigar (Investigate)

Nesta fase, as equipes aprofundam suas pesquisas e a problematização torna-se mais detalhada e objetiva. O problema é formulado e soluções iniciais são proposta. 

3. Ação (Act)

Na fase de Ação, soluções baseadas nas evidências levantadas pelos estudantes são desenvolvidas, implementadas e avaliadas. Nesta etapa ocorrem o Pitch Day e o Demo Day, onde os grupos apresentam suas propostas para as empresas parceiras, que contribuem com comentários e sugestões que para o desenvolvimento da solução proposta.

Principais Marcos do Ciclo

Semana de Lançamento da Big Idea – A Big Idea é um tema ou inspiração de trabalho dos grupos no ciclo. O lançamento da Big Idea é realizado no início da semana de lançamento, em que são feitas palestras e atividades de imersão ao tema, e detalhado em documento disponibilizado na página do ciclo no Notion.

Acompanhamentos – Momentos em que os grupos conversam com mentores e profissionais da Globo para ter feedbacks para o desenvolvimento do trabalho. 

Pitch Day – São dois Pitch Days: (1) interno e (2) externo. O Pitch interno (1)  acontece como preparação para o Pitch Day com a Globo, nele os grupos têm feedbacks da coordenação do programa. Após o feedback do Pitch Day interno, os participantes terão alguns dias para revisão da apresentação e da solução para apresentar no Pitch Day externo (2). O Pitch Day externo é o momento que os grupos se apresentam e recebem feedbacks dos profissionais da Globo. 

EXEMPLO – PITCH DAY
Solução: GLOBO ME
1º Ciclo / 1ª Edição do Ideiaglobo (2021)
Big Idea: DNA do Consumidor

Demo Day- Assim como o Pitch day, existem dois demo days: interno e externo.  Cada Demo Day é dividido em dois momentos (1) apresentação e (2) demo. Na apresentação, os times apresentam suas soluções e no demo apresentam o software implementado. Na tabela “Soluções dos programas com a Globo (Globo Lab Dados e Ideiaglobo)” do Notion você encontrará muitos outros exemplos de apresentações de soluções desde a 1ª Edição do programa.

EXEMPLO – DEMO DAY
Solução: Coliseu
3º Ciclo / 2ª Edição do Globo Lab Dados (2019-2020)
Big Idea: O futuro da relação das marcas e consumidores